quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Marmotagem – Eu realmente preciso parar com isso...

Bom amigos, acho que, a princípio, devo a vocês uma explicação a cerca da última postagem. Bom, eu comecei escrever uma história baseadas nas sessões de RPG que narro e decidi postar aqui no blog para ver qual a reação de vocês. Não tenho muito talento pra coisa, mas seguindo o conselho de um grande escritor chamado Eduardo Spohr (acho que é assim que se escreve o nome dele) estou me utilizando das sessões de RPG como laboratório. Agora, de volta a/ao Vida de Universitário.

Olá prezados leitores, é muito bom estar com vocês aqui novamente e, por maiores que sejam as dificuldades, saber que alguém destina seu precioso tempo para nos prestigiar é um excelente motivo para que continuemos a destinar um pouco do nosso tempo também.

Como sempre, não tenho um objetivo certo, entretanto pretendo falar um pouco a respeito da determinação e da dificuldade em geral. O que pode existir em comum entre o esforço descomunal que faço para acordar às cinco horas da manhã quando o clima está frio e estou sob deliciosas cobertas e o esforço que um atleta de triátlon faz ao cumprir uma prova de setenta e seis dias sem se alimentar? (da onde eu tirei esse exemplo?)

Pode-se pensar a determinação como uma espécie de força capaz de renovar e fortalecer as motivações, deste modo quanto maior a determinação, mais poderosas são as dificuldades que essa determinação é capaz de superar. (digno de subnick do MSN)

Bom, é fácil admitir que, ainda sem contar os concorrentes, esforços físicos fora do comum causam cansaço e isto por si só é uma grande dificuldade, porém o que faz o atleta passar por tais dificuldades talvez seja o desejo do reconhecimento e/ou a gratificação financeira que a prova promove. No meu caso, desde abrir os olhos é uma dificuldade extrema (só eu sei), entretanto, o que me faz superar é o fato de que se eu não fizer, não irei trabalhar e, por conseguinte, não irei receber meu salário, logo, faltará tudo o que dele decorre (não é muita coisa, mas é o essencial).

Por mais que pareça claro, o que busco ainda é o que há, se é que há alguma coisa, em comum entre as diferentes situações em que se pode notar a determinação exceto as motivações. Ou ainda, se há algo em determinadas motivações que façam com que a determinação nelas se manifeste de forma mais clara. (alguém entendeu isso?)

Intuitivamente podemos supor que quanto mais importante é a motivação (e quando cito importante quero dizer com relação aos interesses) maior a determinação que temos com respeito a ela. Se aceitarmos isso, o que decorre é que a determinação, enquanto ainda nesse sentido de força de vontade, é um mero resultado do cálculo das motivações.

Não sei se ficou claro (claro que não, er)... na verdade eu sei, não ficou claro, mas foi a forma mais clara que eu encontrei de tentar dizer isso.

Obrigado pela viagem e pela paciência pessoas...

...uma maravilhosa semana pra vocês...

...Marmota!

4 comentários:

  1. Sabe aquela coisa de "é fácil falar, difícil é fazer"? Então...
    Sempre encontro uma motivação, mas as dificuldades sempre pesam mais.
    Talvez seja um pouco pessimista de minha parte (o que não é novidade).
    Bom pessimismo a parte, “no fim tudo da certo“ ..rs

    Parabéns Marmota, como sempre um bom post com assunto bem interessante ^^
    Beijos \o/

    ResponderExcluir
  2. Como das outras vezes que comentei aqui, meu caro: Sofremos do mesmo mal... ehhehe
    Realmente vida de universitário é foda... há uma regra que os administradores gostam de enfatizar chamada 80/20... 20% de esforço garante 80% de sucesso...
    Mas como é complexo nos esforçarmos estes 20% não?? kkkkk
    como sempre, mando meu abraço!
    flw

    ResponderExcluir
  3. ABraço, e obrigado a todos pelos comentários...

    ResponderExcluir