quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Marmotagem – Não sei nem que nada sei...


Olá queridos amigos leitores do VdU, como (quase) sempre irei tentar falar sobre alguma coisa que eu não saiba e tentar chegar a uma conclusão de pelo menos saber o rumo do que eu quero saber. Bom, já que dessa vez eu admiti tão cedo que irei falar sobre algo que eu não saiba, que tal falar sobre o que não sei?
Não pretendo me restringir a algo específico que eu não saiba, seria fácil demais achar qualquer coisa que eu não saiba, afinal, eu não sei de nada direito. Meu ponto é justamente o “o que não sei” de todos, a ignorância. (ahn?)
Não existe culpa com relação à ignorância, tampouco mérito. A culpa e o mérito que se encaixariam mais próximos dessa compreensão da ignorância seriam com relação à disposição ao conhecimento, este por sua vez, compreendido como uma espécie de antônimo de preguiça. Isso pode ser exemplificado como casos cujos envolvidos tem a oportunidade de deixar de ser ignorantes em determinados aspectos. O disposto sempre sairá do estado de ignorância, enquanto o preguiçoso permanecerá neste estado mesmo quando quase obrigado a sair (o que é bem comum nos dias de hoje) (na verdade sempre deve ter sido comum isto).
É claro que em comparação ao todo que existe a ser conhecido, por mais que consigamos adquirir um amplo conhecimento e por maior que seja esse conhecimento, não conseguiremos adquirir uma parcela sequer desse conhecimento que signifique algo para o mundo (afinal, como saberíamos se o tanto que conhecemos significa algo para o mundo, ou melhor, se o mundo tem essa assimilação de significância?). Como já diria um grande amigo dos antigos gregos, de maneira mais simples e mais completa, “só sei que nada sei”.
Ignorância
s. f.
1. Estado de quem ignora.
2. Falta de ciência ou de saber.
3. Incompetência.
A definição do dicionário se completa. Mesmo que levemos ao pé da letra podemos compreender o que isso significa. Ignorância é o estado de quem ignora, ou seja, o camarada não dá a mínima, e a ele falta ciência ou saber, óbvio, não está interessado nisso e, por conseguinte, o sujeito se torna incompetente. (óóó)
Mesmo que eu tenha brincado um pouco com o dicionário, a ignorância é bem isso mesmo e aqueles que discordarem de mim, por favor, me mostrem o que realmente é essa ignorância que eu tento tanto falar e fugir.
A ignorância às vezes também é engraçada e este talvez seja o grande bônus dela, pois quando se observa alguma situação a envolvendo de forma engraçada, tanto o ignorante quanto aqueles que o assistem se divertem. Haja visto a piada, por exemplo, é bem provável que se ria de uma piada que não se conhece e da mesma forma, se manter indiferente frente a uma anedota conhecida. (anedota, há quanto tempo eu não ouvia essa palavra...)
Pessoal, já está na minha hora de ir, então, bem, é só isso...
...tenham uma maravilhosa semana, um grande abraço a todos...
...Marmota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário