terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Marmotagem – Compromisso. Um dia vou precisar disso!


Olá, caros leitores do Vida de Universitário, sejam muito bem vindos a mais uma Marmotagem e, por favor, não se enganem, embora o título possa remeter a algo sério, ainda assim fui eu que escrevi.

Bem, não é difícil imaginar que na universidade algum dia você vai precisar se comprometer com certas atividades (né) e que você vai precisar deixar de fazer várias outras coisas para arcar com esses compromissos (alguns fins de semana podem ser prejudicados por algum seminário, por exemplo). Por isso, por experiência própria eu digo, não faça a besteira de entrar (hipótese alguma) em três ou mais projetos de pesquisa e mais algumas disciplinas extracurriculares no seu primeiro semestre de universidade, ainda mais caso você trabalhe (como este ser que os escreve). Mesmo que sua vontade seja fenomenal (não que esse fosse o meu caso), você é um ser que precisa de descanso, principalmente mental, e você precisará de um tempo para avaliar quantos compromissos você suporta. Cuidado para não assumir compromisso demais e ter que abandonar a maioria deles (ou todos no caso de um certo estudante aí).

Outro fator que pode ajudar bastante é a disciplina. Você pode não ter o costume de ler 580 páginas por semana (como eu) ou não ter disposição suficiente para exercitar seus cálculos oito horas diárias fora da sala de aula (ou simplesmente não ter cálculos na sua grade), mas ter a disciplina capaz de lhe habituar ao estudo diário (ou noturno, o que é uma boa caso haja muito barulho durante o dia). É claro que isso não acontece de uma hora para outra, mas uma hora deve ter início, caso contrário vira promessa de regime (amanhã eu começo...).

Pra encerrar, é bom lembrarmos que coisas como compromisso e disciplina não existem em cada pessoa somente na universidade, essas são características presentes em cada um em certas dosagens (e na maioria das vezes as dosagens são muito desreguladas). Nem todos são iguais, uns tem predisposição para as regras, outros tem seu ponto forte na força de vontade, enfim, cada um tem suas habilidades e se bem exploradas, não importa quais sejam, só irão ajudar em qualquer aspecto da vida (isso ficou meio auto-ajuda).

Bom pessoal, é isso. Enquanto vocês potencializam suas habilidades, eu vou tentar forçar um pouco mais a minha força de vontade e continuar procurando qual a minha habilidade...

...abraço a todos e até semana que vem...

...Marmota.


Um comentário: